F Curiosidade Jurídica do Dia: Você sabe porque achamos que o Português é burro?
Últimas Novidades

domingo, 27 de abril de 2014

Você sabe porque achamos que o Português é burro?


Tudo ocorre por uma simples confusão cultural luso-brasileira. Gostaria de saber o porquê?

Esta não é uma curiosidade jurídica, mas achei que seria legal compartilhar.
Quem nunca contou uma piadinha de português ? E em todas as anedotas o coitado no Manoel, ou Joaquim são sempre pessoas burras, apesar de empreendedores, donos de algumas confeitarias, adegas e bares de alto luxo, mantém-se perene a ideia do Português burro.
Não obstante, isso ocorre por um hábito típico do Brasileiro, a RETRAÇÃO contextual da informação que queremos passar, ou seja, preguiça mesmo de dizer a frase toda.
Como assim?

Os Brasileiros tem por praxe perguntar: "Você tem relógio?", quando o correto seria:
"Você tem relógio? Porque eu gostaria de saber as horas?"

Contudo se você perguntar ao Português se ele tem relógio ele vai responder:
"Tenho sim, um Citizen!" Aí você cai na pele do Português chamando de Burro, simplesmente porque você não conhece o comportamento Lusitano num diálogo, e na verdade, o ignorante é você. Porque em Portugal não se tem o hábito da retração da mensagem ao seu interlocutor.

Um caso verídico aconteceu numa grande empresa em que acionistas vindos de Portugal, após a reunião de negócios decidiram trocar números de telefone para manter contatos, e o Brasileiro perguntou ao investidor português qual era o celular dele é o acionista português respondeu que o celular dele era NOKIA.
O Brasileiro não se conteve e caiu na risada, causando um mal estar muito grande para os pares presentes, simplesmente porque o Brasileiro desconhecia diferenciação cultural.

Então se você perguntar a um Português:
Tem celular? Tem relógio? Tá de carro?

Não se espante,  nem menospreze o intelecto do "Gajo" se a resposta for esdrúxula a sua pergunta, ele não é obrigado a conhecer nossos costumes.

6 comentários:

  1. Ou seja, burros somos nós descendentes? Entendi. Faz tempo que não vejo alguém perguntar se tem relógio e quando perguntado a pessoa entende e fala as horas. São sempre donos de estabelecimento comercial? Na verdade deveriam ser donos de bancos depois de levar tanta riqueza do Brasil. A história do portugues ser burro é outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não é burro, a escola pública é que é traumatizante com tanto professor que pune os alunos por não terem a educação "correta", "educação vem de casa", falta muita sensibilidade na educação pública, hoje sou jornalista de teimosia, porque já me chamaram de burra, tartaruga, me acusavam de roubo dentro da sala de aula. Professora Rosângela, obrigada por não ter me ensinado a escrever, se não fosse essa motivação nunca teria chegado na Ordem dos Advogados do Brasil e na USP 💗

      Excluir
  2. Ninguém é burro, isso é uma grosseria tamanha. Creio que o brasileiro deveria valorizar mais a língua portuguesa, não precisa de muita coisa, eu aprendi muito sobre convivência estudando gramática para concursos públicos,aquele negócio de "pronomes" é daora. Mas como podem ver, continuo sem saber usar a pontuação kkkkkkk Mas a maneira de se comunicar em português é delicada e pontual, nós brasileiros somos inteligentíssimos, a gente se faz entender com pouca coisa "Iéh,mas rapaz" eu acho uma delícia kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Isso de que levaram a riqueza do Brasil é uma patacoada tamanha. Basta ir até ouro preto e ver as igrejas banhadas a ouro. O projeto colonial português visava também a colonização do território, claramente. Sem contar no desenvolvimento cultural do período joanino, Rei PORTUGUÊS que elevou o Brasil a condição de reino e introduziu o que havia de mais sublime na cultura europeia na colônia.

    ResponderExcluir